Sabia que ao escolher frutas ultracongeladas pode estar a optar por frutas muito mais nutritivas do que se comprar as mesmas em estado fresco?
Num estudo, recentemente divulgado, uma investigadora australiana veio desfazer o mito de que frutas congeladas são menos saudáveis que as frescas.
Nos dias atuais manter uma alimentação equilibrada nem sempre é fácil e incluir frutas diariamente também não se tem demonstrado ser fácil. Tal tem-se demonstrado por diversos fatores, como o ritmo de vida e/ou o aumento dos seus preços, o que leva a que não seja uma opção prioritária.
O consumo das frutas congeladas é uma boa alternativa em certos casos, uma vez que muitas das vezes são mais ricas em certos nutrientes. São uma opção mais económica pelo facto de se conseguir evitar desperdícios.
A diretora do Programa de Nutrição e Ciências dos Alimentos da Universidade do Sul da Austrália, Evangeline Mantzioris, explica que as frutas como são congeladas, logo após a sua colheita, conseguem ser mais ricas em determinados ingredientes, como as vitaminas C e E. Ainda acrescenta que se forem congeladas de forma adequada, estas têm propriedades nutricionais equivalentes à fruta fresca.
Para além destas vantagens, a autora ainda acrescenta que consumir frutas congeladas gera uma potencial redução de desperdício, já que, desta forma, apenas se consome o que se necessita. Possibilita, ainda, que sejam possíveis de ser conservadas por mais tempo, ao contrário das frutas frescas.
Em suma, as frutas congeladas podem ser uma opção saudável e prática que pode ser incluída na sua dieta diária, proporcionando nutrientes essenciais de uma forma mais conveniente e acessível. No entanto, é importante fazer o equilíbrio do consumo com os produtos no seu estado fresco sempre que possível, de forma a desfrutar de uma variedade de sabores e texturas.